Qual é o maior estaleiro naval do Brasil?

Já se perguntou qual é o maior estaleiro naval do Brasil? Se vir atrás de respostas vai encontrar, acompanhe este artigo até o final para saber.

Considerando toda a história do Brasil, é possível dizer que o país se desenvolveu muito bem em determinadas áreas. 

Uma delas, é claro, é referente aos estaleiros navais, portanto além de conhecer o maior estaleiro naval do Brasil, vai conhecer outros que merecem destaque.

Apesar da longa história deles no Brasil, muita gente esquece de sua relevância quando falamos no aspecto geral.

Para se ter uma noção, o primeiro deles foi construído ainda em 1846, pelo Barão de Mauá. Ele utilizou a capital privada de terceiro para começar a construção de um estaleiro em Ponta d' Areia, em Niterói (RJ). Com isso, é claro, o processo de industrialização brasileiro se desenvolveu muito bem.

O estaleiro construído por Mauá foi palco de diversas construções importantes, sendo responsável pela construção de aproximadamente um terço dos navios durante o famoso conflito com o Paraguai. Vale lembrar que esses eram navios de guerra.

Hoje esses locais ainda possuem uma grande importância para o país. Além de lidar com a construção de navios, também é responsável por fazer transações e facilitar o acesso de diversos produtos no país.

Clique e saiba mais +

Os maiores estaleiros navais do Brasil

Vale lembrar que quando falamos no maior estaleiro naval do Brasil não estamos apenas nos referindo a tamanho, e sim a operação desses locais. A maior parte dos estaleiros já estão em locais de muita importância para o Brasil com relação ao aspecto marítimo. 

Assim sendo, em estados como o Espírito Santo, Amazonas, Pernambuco, Ceará e alguns outros, é possível encontrar os melhores locais para essa prática. 

É claro, eles precisam se desenvolver cada vez mais, muitos deles estão em ritmo lento de crescimento. Em certos casos, não há um investimento efetivo nesses locais, o que limita muito seu funcionamento, deixando processos mais caros e menos viáveis em determinadas regiões.

Maior estaleiro naval do Brasil

Estaleiro Rio Negro 

Localizado em Manaus, Amazonas, o estaleiro Rio Negro é muito importante para a região porque conta com atividades importantes, por isso também é considerado o maior estaleiro naval do Brasil.

Além disso, ele já possui uma grande história no estado. Está presente nas atividades desde 1971, quando foi fundado.

Além de fabricar construções em aço e alumínio, ele também consegue oferecer a execução de obras mais complexas no setor industrial, como por exemplo, referentes a caldeiraria e estruturas. 

Complexo Industrial e Portuário de Suape

Em Pernambuco, mais precisamente na cidade de Ipojuca, o estaleiro CMO representa uma realização incrível, tanto na parte dimensional, como também na de produção, ele é capaz de processar cerca de 12 mil toneladas por ano. 

Os negócios Portuários decolam aí. No entanto, esse é um porto novo ainda, tendo em vista que sua construção foi realizada em meados de 2014. 

Por outro lado, ele foi criado para ser mais tecnológico e apresentar uma localização estratégica, com facilidade em acessar diversos outros estaleiros do mundo.

Com alta movimentação de cargas e novos navios sendo desenvolvidos, há grande capacidade para o desenvolvimento de diversos locais, principalmente porque a região ao redor é preservada.

Enseada Indústria Naval

Apesar de existirem outros portos com a mesma denominação, o que está localizado em Paraguaçu é mais famoso. 

Ele também é um estaleiro considerado grande fisicamente, possuindo cerca de 1,6 milhão de metros quadrados. 

É outro porto com grande capacidade, tendo em vista que seu crescimento prevê uma operação maior que 36 mil toneladas de aço por ano. 

Toda essa movimentação, é claro, somente se torna possível por conta do grande investimento que há nesse local.

Além disso, seu tamanho ajuda no processamento de outros materiais.

INACE, em Fortaleza

Também conhecido como Indústria Naval Do Ceará e S.A, ele foi fundado em 1965. Sua instalação foi realizada em 1965 no Ceará. Ele permite uma boa comercialização para a região, que conta com ele como estaleiro principal.

Com relação às construções possíveis no estaleiro, saiba que é possível contar com rebocadores, supplies, navios de patrulha, navios de pesca e até mesmo iates. Também realiza operações referentes a reparos navais.

Estaleiro Aliança, em Niterói

Fundado no ano de 1966, o estaleiro é outro que conta com uma localização privilegiada e bem estratégica. Está localizado às margens da Baía de Guanabara, em Niterói, Rio de Janeiro. 

Apesar de conseguir apresentar um bom funcionamento e operar com base nas solicitações de qualquer empresa, ele ainda não é um dos mais desenvolvidos da região. 

Na verdade, há um processo de crescimento em andamento, mas outros portos do RJ também contam com isso.

Concluindo

Bem, os portos brasileiros são diversos. Há muitas cargas em movimento em um ritmo diário. Não é à toa que o crescimento de alguns locais se dá por conta desses locais, visto que movimentam cargas e conseguem manter a indústria naval viva no Brasil.

Vale lembrar que sempre há novos portos sendo construídos no Brasil. O seu potencial marítimo faz com que essa atividade seja extremamente importante para manter a economia em bom estado!

Como você observou, existem estaleiros no Brasil que não poderíamos deixar de fora quando falamos sobre o maior estaleiro naval do Brasil, todos de grande importância para nosso país. 

Ficou alguma dúvida? Espero que tenha gostado, até a próxima!

Losporonga Blog

a LOSPORONGA traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente https://losporongas.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 2 =

Go up