Jazidas de ouro: conheça as principais no mundo e no Brasil

Nos últimos anos a procura por jazidas de ouro apresentou um grande aumento. De fato, o preço por esse material cresceu bastante, assim como a dívida de muitos bancos ao redor do mundo. 

Com isso, é claro que o Brasil e o mundo todo começaram um processo de procura mais extenso do mineral.

Esse fator ganha ainda mais relevância quando pensamos na quantidade de mineradoras que estão investindo na área. Graças a sua raridade, tanto pequenos como grandes empresários do ramo estão apostando no desenvolvimento de novas jazidas de ouro. Sua alta demanda também ajuda para que ele tenha um valor mais atraente para investimentos.

Aqui vamos abordar pontos importantes sobre as jazidas de ouro, mostrando também as principais do Brasil e do mundo. Mas, antes disso, devemos entender melhor o que é uma jazida de ouro.

Para mais notícias de mineração sugerimos que você acesse a Mineração Brasil, o maior site de notícias do Brasil.

Clique e saiba mais +

Jazida de ouro: Entenda melhor

Assim como outros materiais minerais, o ouro possui diferentes versões no mundo. Ele pode ser caracterizado, por exemplo, de acordo com o tempo de existência daquele local. 

Dessa forma, é fácil dividir as jazidas de ouro em até 6 grupos, que se referem ao depósito de material em si.

De acordo com seu tempo geológico, o material pode ser dividido de outras formas também. Isso torna a existência das jazidas algo bem esquemático e mais complexo do que a maioria das pessoas imagina. 

Com isso, é claro, cada país apresenta uma certa capacidade de gerar ouro. Alguns grandes depósitos estão localizados no Brasil, porém, a China é quem detém a maior quantidade de ouro do mundo, conseguindo chegar a números maiores que 382,2 toneladas!

A situação financeira de muitos países ao redor do mundo se define por conta do valor do ouro. Dito isso, quem possui um domínio pelo material, apresenta um potencial econômico muito melhor desenvolvido, é claro.

As jazidas de ouro no mundo

É claro, com a importância que esse material possui, diversos países buscaram ter domínio sobre suas jazidas. Isso, é claro, destacou a necessidade de exploração nas áreas que pertencem a eles. 

Graças a isso, a produção de ouro no mundo é bem diversificada e as reservas estão espalhadas por diversos países.

Dentre as mais importantes jazidas do mundo podemos citar:

  • A jazida South Deep gold mine (África do Sul);
  • A Grasber gold mine (Indonésia);
  • A Olímpia Gold Mine (Rússia);
  • Norte Abierto (Chile);
  • Carlin Trend (Estados Unidos);
  • Mponeng (África do Sul);
  • A jazida Cortez (Estados Unidos).

Como deu para notar, a África do Sul possui duas das maiores jazidas de ouro do mundo. Os Estados Unidos também conseguem apresentar o mesmo potencial. Nessa totalidade é possível encontrar uma boa quantidade de ouro apenas nesses dois países.

De fato, não há muitas jazidas de ouro com capacidade para exploração no momento. Cada vez o estoque de ouro no mundo diminui e, por conta disso, sua raridade e valor aumenta. Atualmente existem cerca de 50 mil toneladas de ouro no mundo

Na lista, não há nenhuma jazida brasileira com tanto potencial assim, apesar do país apresentar um grande potencial para desenvolver esse material, como veremos a seguir.

Países com maior potencial de produção de ouro

Bem, agora saindo um pouco da relação com as jazidas, há muitas toneladas de ouro para serem exploradas no mundo. 

Apresentaremos agora o potencial de cada país, mas vale lembrar que há certos locais que não estarão na nossa lista e por isso o número total de ouro no mundo é bem maior.

Podemos começar citando a China. Pois é, apesar de não possuir uma jazida de ouro em destaque na nossa lista, o país consegue apresentar uma grande produção para o mineral, chegando a apresentar cerca de 383 toneladas do material. 

Seguida dela há a Austrália e a Rússia, com aproximadamente 325 toneladas cada. Apesar de possuir duas jazidas com grande potencial para a produção de ouro, os Estados Unidos da América é responsável por apenas 200 toneladas na produção global.

A África do Sul acaba possuindo uma realidade muito semelhante, visto que, apesar de possuir duas jazidas com grande potencial, há apenas 118 toneladas na sua produção.

O Brasil também está na lista como um dos maiores produtos de ouro do mundo. Sua produção total é de 106 toneladas. 

Por outro lado, o potencial para exploração também é muito alto e iremos falar sobre isso agora mesmo!

O ouro brasileiro

O período colonial brasileiro foi marcado pela grande exploração de ouro. Não apenas Portugal, mas muitos outros países da Europa criaram colônias no Brasil com a ideia de encontrar esse material que sempre foi muito importante para o mundo.

Graças a isso, a produção de ouro sempre foi de grande ajuda para economia brasileira. Isso porque sua exploração foi facilitada por conta da descoberta de várias jazidas em estados como Minas Gerais. 

E claro, essa exploração passou por séculos. No século passado, por exemplo, o Brasil ainda era um dos maiores produtores de ouro do mundo. 

Com a alta no preço desse elemento, muitos investidores podem criar novos olhares para o país.

Atualmente, Minas Gerais ainda é o estado que concentra o maior investimento na produção mineral, cerca de 33%. Em seguida, a Bahia aparece com 28% de investimento. 

O Pará também apresenta um bom número e um ótimo crescimento na área. Há cerca de 23% de investimento no setor mineral.

Conclusão

No ano de 2021 o Brasil apresentou um grande faturamento graças a suas reservas de ouro. Isso porque graças à covid 19 o valor desse produto subiu bastante. Foram cerca de R $339 bilhões de reais de faturamento, representando uma alta de 62% se comparado ao ano de 2020!

Levando em conta o faturamento total com o minério, apenas o minério de ferro apresenta um número maior. O ouro já representa cerca de R$ 27 bilhões de reais em faturamento para o país. 

Talvez, a maior dificuldade para aumentar a produção de ouro, seja a falta de mapeamento e estudos corretos para obter vantagem econômicas na exploração. Algo que países como os EUA e o Canadá possuem.

Losporonga Blog

a LOSPORONGA traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente https://losporongas.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco + 14 =

Go up