Comunicação interna para empresas: o que é e como funciona?

A comunicação interna para empresas é a ponte entre os líderes e os liderados. Além de ser a chave para o bom relacionamento entre ambos, permite que a organização avance rumo aos seus objetivos com menos barreiras. 

A transparência é fundamental para ser um empreendedor de sucesso capaz de liderar seus colaboradores rumo ao sucesso.

Por meio da comunicação de excelência os funcionários passam a conhecer as expectativas de seus líderes com seu trabalho, ficam alinhados à situação atual da empresa e compreendem novos processos e demandas. 

Uma comunicação interna para empresas contribui para que os colaboradores se identifiquem mais com a organização, vistam a camisa e acabem promovendo a marca.

Sem uma comunicação interna eficaz, a organização tende a falhar no fluxo de informações realmente relevantes com:

  • interferência no clima organizacional,
  • ruídos de comunicação, 
  • insatisfação, inclusive de clientes,
  • queda na motivação da equipe,
  • retrabalho, 
  • custos desnecessários e mais.

O investimento nessa área é fundamental para manter vivo o espírito de equipe entre os colaboradores, mantê-los satisfeitos e assim aumentar a produtividade. 

Se o seu objetivo é implantar essa ferramenta em sua organização você está no lugar certo. Vamos ir além e aprofundar nos conceitos, aplicações e ferramentas que irão te auxiliar nesta caminhada.

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Afinal, o que é comunicação interna para empresas?

A comunicação interna para empresas é um processo que funciona a partir de um conjunto de ferramentas e boas práticas, que garantem o compartilhamento de informações entre as equipes das empresas.

A comunicação eficiente está entre as principais características do comportamento empreendedor, logo deve ser uma preocupação desde o início do negócio.

A comunicação organizacional utiliza basicamente canais oficiais internos para facilitar o compartilhamento de informações importantes para o negócio, como:

  • datas de eventos, 
  • reuniões, 
  • avaliações de desempenho, 
  • feedback de clientes, 
  • datas para a realização de algum trabalho, 
  • informações sobre projetos, e mais.

Ao longo deste artigo vamos conhecer alguns canais importantes para a comunicação interna nas empresas e entender como eles devem ser usados por companhias de todos os setores e portes. 

Objetivos da comunicação interna para empresas

Estão entre os principais objetivos da comunicação interna:

  • a educação do cliente interno, ensinar boas práticas dentro do ambiente de trabalho, além de difundir a missão, visão e valores para os colaboradores,
  • padronizar o fluxo de informações abrindo espaço para todos os colabores se expressarem,
  • ser transparente com o cliente interno a fim de manter o ambiente organizacional agradável,
  • conscientizar os funcionários sobre temas relevantes,
  • compartilhar informações de forma estratégica,
  • fortalecer o relacionamento entre os colaboradores,
  • eliminar ruídos de comunicação.

Quais ferramentas posso utilizar no meu planejamento de comunicação?

É importante ressaltar que, qualquer canal que possa servir como espaço de compartilhamento de informações, pode funcionar como ferramenta na comunicação interna para empresas. Entretanto, alguns estão entre os mais usados e podem te ajudar a organizar a sua estratégia. 

Mural

Ferramenta perfeita para quem prefere canais que atuem de maneira off line, o mural pode funcionar como forma de comunicar eventos, compartilhar materiais internos como folhetos, por exemplo.

E-mail

Ferramenta utilizada em praticamente todas as organizações, o e-mail é uma opção simples e de grande potencial de uso. 

De fácil acesso, pode ser utilizado em qualquer tipo de comunicação e principalmente na comunicação interna para empresas, já que possui a facilidade de chegar a um grande grupo de pessoas ao mesmo tempo.

Espaço para sugestões

Sem dúvida um dos mais importantes, já que a comunicação não pode e nem deve partir apenas de um lado para funcionar. 

Por isso é muito importante disponibilizar locais em que o cliente interno possa dar e receber feedbacks, independente do cargo que ele ocupe na organização.

Trello

Das ferramentas gratuitas disponíveis na internet, sem dúvidas o Trello é uma das mais importantes ferramentas de gestão de projetos para empresas.

Com essa ferramenta é possível facilitar a comunicação interna para empresas, minimizar processos organizacionais complexos, separar e organizar planejamentos internos e externos, distribuir tarefas e mais.

Além de inúmeras utilidades, com essa ferramenta é possível separar as demandas por setores, marcando separadamente cada colaborador que precisa receber a informação que a empresa deseja.

Como acompanhar os resultados da comunicação interna?

Ao iniciar o planejamento de comunicação interna para empresas, é importante estabelecer formas de mensurar o desempenho das suas ações. Algumas formas de mensuração desses resultados são:

  • NPS (Net Promoter Score), o quanto os colaboradores indicam a sua empresa para seus familiares e amigos,
  • pesquisas de clima organizacional, que avaliam a qualidade do ambiente de trabalho,
  • taxas de rotatividade de colaboradores, mede o percentual de saída de colaboradores da empresa.

Para facilitar o entendimento dos seus resultados, você deve avaliar separadamente cada atividade do seu processo de comunicação interna.

Pudemos acompanhar neste texto diversas formas de comunicação interna para empresas, diferentes ações, conceitos e ferramentas que possam melhorar o clima organizacional.

A comunicação corporativa é um braço importantíssimo da sua empresa, com ela é possível construir um ambiente mais acolhedor, melhorando a satisfação e, consequentemente, a produtividade dos funcionários, o que acaba refletindo em seus gestores e clientes.

Com um fluxo de informações padronizado e coerente, o consumidor final é atendido da melhor forma, com mais agilidade, consequentemente melhorando a imagem da empresa. Então, mãos na massa pra tornar sua empresa um ambiente mais eficiente e harmonioso.
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