Dicas práticas de como cuidar dos pés?

Ao cuidar do corpo com cosméticos, muitas vezes nos esquecemos dos pés. E ainda, espremidos em meias ou collants e presos em sapatos desconfortáveis, eles trabalham duro o dia todo, percorrendo muitos quilômetros.

O cuidado sistemático e adequado dos pés pode torná-los uma verdadeira decoração e, ao mesmo tempo, evitar muitas doenças desagradáveis. E quando só nos lembramos dos pés quando doem, vale a pena saber como combater os problemas e como tratar as doenças populares dos pés.

Clique e saiba mais +

Cuidados diários com os pés

As regras básicas para cuidar dos pés são o uso diário cremes para os pés, pedicure adequada, remoção da epiderme queratinizada e uso de calçados confortáveis ​​feitos de materiais naturais. 

Cremes para os pés, muitas vezes contendo extratos de sálvia, hortelã ou camomila, hidrata, untam, suavizam e suaviza a epiderme, acalmam as irritações, dão uma agradável sensação de frescor e evitam a transpiração dos pés. De vez em quando, você pode usar cremes esfoliantes ou pomadas especiais para remover a pele queratinizada cutícula.

A pele endurecida deve ser removida mecanicamente. Você pode fazer isso sozinho, em casa. Depois de mergulhar os pés em água com sabão ou gel especial e duas ou três colheres de sopa de sal de cozinha, a pele amolecida é esfregada com um ralador especial, lima ou pedra-pomes. Pele rachada e seca nos calcanhares, após descascamento prévio, é untada com pomada de vitamina A ou cremes especiais para calcanhares rachados.

No caso de sudorese excessiva, problemas de epiderme seca ou dores nos pés, a massagem com o uso de óleos aromáticos, oferecida pelos salões de beleza, dá bons resultados. Essa massagem reduz a dor, a tensão muscular excessiva e melhora a circulação sanguínea na pele.

Por que os calos são formados?

Saltos altos, saltos fechados desconfortáveis, pés chatos, dedos deformados, degeneração das articulações podem levar a calos que muitas vezes causam dor e dificuldade para caminhar. 

Os calos são um tipo específico de hiperqueratose, ou seja, hiperqueratose da epiderme. A epiderme do pé, como no resto do corpo, continua a crescer, mas quando não é esfoliada adequadamente, endurece e engrossa. 

Se a epiderme calosa dos pés não for amolecida e removida, e for submetida a forças de pressão ou atrito constante, aparecem calos. Portanto, os calos são formados como resultado de queratinização muito rápida da epiderme, pressão nos sapatos ou defeitos na estrutura dos pés.

Como faço para me livrar dos calos?

Em primeiro lugar, é necessário usar sapatos confortáveis ​​que dêem ao pé o espaço necessário. É bom separar o milho da pele saudável usando uma cunha de borracha especial. Você mesmo pode remover pequenos calos não inflamados. Para isso, são usados ​​adesivos, cremes, pomadas ou géis para bolhas para amaciar a pele. 

Por vários dias, o local da queratinização é coberto com tal preparação ou coberto com um emplastro, então a impressão deve ser removida cuidadosamente, por exemplo, esfregando com uma lixa de pé. Os calos também podem ser removidos em salões de beleza. 

Pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares e diabéticos não devem fazê-lo por conta própria, é necessária uma visita ao cirurgião. Os calos grandes e profundos também devem ser removidos por um médico. O procedimento não requer anestesia, deixa uma pequena ferida,

A eliminação dos calos é feita por meio de moagem ou corte regular. Como no caso dos calos, depois de suavizar o calo com uma preparação especial, o removemos mecanicamente após alguns dias. Na maioria das vezes, no entanto, é necessário um tratamento especializado por um ortopedista. 

Palmilhas apropriadas para calçados que corrigem o defeito na estrutura do pé protegem contra a recorrência de calos. O assim chamado suportes metatarsais - almofadas de gel macio ou esponja que podem ser compradas em uma farmácia. Às vezes é necessário passar por uma cirurgia, por exemplo, levantando o arco do pé.

Como posso prevenir calos?

Para evitar a recorrência de calos, o mais importante é usar sapato social feminino confortável, sem pressão, macios e adequados para que as pernas não se movam durante a caminhada. 

Recomenda-se que as pessoas com uma tendência especial para criá-los usem almofadas profiláticas, discos, inserções, etc. Infelizmente, os calos tendem a reaparecer, na maioria das vezes, no mesmo local. Se for causado por um defeito na estrutura do pé, é necessária uma consulta ortopédica.

Losporonga Blog

a LOSPORONGA traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente https://losporongas.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × quatro =

Go up