Aumente suas vendas e melhore a experiência do cliente com uma CDP
Uma customer data platform, ou simplesmente CPD, é uma ferramenta de suma importância para as empresas que precisam de uma visão ampla dos consumidores. Portanto, ela está em alta por sua funcionalidade para mapear comportamentos e perfis de clientes de uma empresa.
Saber o que significa CDP e como ela pode auxiliar nesse monitoramento de maneira funcional e certeira é muito importante. Na Aunica, oferecemos à sua empresa essa ferramenta de destaque, que pode mudar o jogo dos negócios. Confira todos os detalhes e entenda mais a seguir.
O que é uma Customer Data Platform (CDP)?
De modo geral, a customer data platform é uma ferramenta que centraliza e organiza dados de clientes de forma inteligente, e cria um banco de dados completo. Esses dados podem auxiliar equipes de marketing e vendas, por exemplo, ao oferecer uma visão ampla sobre os clientes, como comportamento, intenções e preferências.
Entender o que significa CDP é fundamental. Afinal, ela pode ser uma ferramenta pilar na sua empresa, para que se entenda melhor qual tipo de cliente. Assim, é possível mapear as interações deles, bem como suas ideias de compras e gostos, e montar uma persona.
Benefícios de implementar uma CDP
A CDP trabalha de modo a centralizar os dados dos clientes, o que permite maior personalização, campanhas certeiras, maior retenção e detalhamento de relatórios. Assim, amplia-se a experiência do cliente, ao integrar informações importantes num perfil único. Outros benefícios são os seguintes:
- Perfis unificado e centralizados;
- Personalização em tempo real;
- Segmentação de campanhas com melhores resultados;
- Integração com várias ferramentas de marketing;
- Os dados obtidos propiciam insights valiosos para as equipes.
Vale mencionar, ainda, que a CDP está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ao armazenar dados de maneira segura e com ética. Por fim, utilizar essa ferramenta reduz custos e redundâncias, e aumenta muito a confiança do cliente e a transparência.
Como escolher a CDP certa para sua empresa?
Ao escolher uma customer data platform, verifique se ela se enquadra nos sistemas existentes da empresa, propiciando sua integração. Além disso, pense na segurança dos dados e na escalabilidade, e conformidade com as leis e regulamentações. Verifique, também, os objetivos da empresa e o custo-benefício dentro do que se espera.
Outros pontos essenciais são observar o histórico do fornecedor e sua confiança perante o mercado, bem como a facilidade de uso da plataforma e sua flexibilidade. Optar por uma boa CDP pode trazer resultados expressivos, mas requer estas observações antes de escolher a ideal.
Implementando uma CDP: Um guia passo a passo
Implementar uma CDP requer etapas, como por exemplo definir os objetivos, identificar as fontes de dados relevantes, configurar e testar as funcionalidades. Com um bom planejamento, é possível que a ferramenta transforme os dados e os utilize de uma forma muito mais adequada. Confira os passos:
- Identifique o propósito da CDP e quais resultados se espera;
- Liste os sistemas e as plataformas de onde se colherá os dados;
- Avalie os fornecedores de CDP;
- Faça a integração da ferramenta junto dos sistemas existentes;
- Faça os testes e ajustes para tirar o máximo de proveito do sistema.
Uma implementação bem sucedida requer uma equipe bem treinada e dedicada a este trabalho. Sempre lembre-se de acompanhar os resultados para realizar melhorias durante o uso da CDP. Assim, a ferramenta evolui junto com a empresa e garante melhores resultados durante o seu uso.
Na Aunica, temos sistema de customer data platform que pode ser perfeito para a sua empresa. Com equipe altamente treinada e softwares de primeira qualidade, somos referência no ramo. Conte conosco para implementar a CDP em sua empresa e decole com os resultados.
Espero que o conteúdo sobre Aumente suas vendas e melhore a experiência do cliente com uma CDP tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Negócios e Política